08 janeiro 2015

# Reflexão

Troca de curtidas, comentários, me segue que eu te sigo... Ah! Faça-me o favor.

Olá, amados!

O post de hoje é reflexivo, é mais um bate papo mesmo... E o tema é justamente a "troca de favores" nesse mundo dos blogs...


Que as blogueira(os) devem se ajudar, compartilhar assuntos, serem mais unidas e pararem de picuinhas, tititis e competições bobas uma com as outras, isso é óbvio, não só no mundo virtual, isso deveria servir para o mundo real também... Afinal, queremos ser pessoas melhores, confere? Espero que sim... Agora sair por aí, nessa mendigação esquisita de troca de likes, troca de comentários e seguidores não é se unir, nem tão pouco se ajudar, isso é criar números de forma errônea (ilusória seria a palavra), de forma vazia, num terreno onde o fim não justifica os meios, até porque você sofrerá as consequências (falarei disso mais adiante).

Tenho o blog há muitos anos e nunca pensei nele como profissão, se um dia isso acontecer será naturalmente (como qualquer coisa que possa a vir a acontecer na minha vida) e nesse momento ainda terei que pensar e decidir se eu quero ou não. Tenho parceiros, tenho... Recebo produtos, recebo... E trato isso com muita seriedade. Já recusei parcerias? Já.  

Agora o que eu sinto é o seguinte. Existe sim, nos últimos anos, uma valorização da mídia fornecida por blogs, diários virtuais e procura por parte de empresas por um anúncio nesses meios de informação, as transações são as mais diversas, essas parcerias podem se dar de várias formas, mas basicamente ocorrem através de produtos ou dinheiro.

Acredito que muitos blogs se profissionalizaram e estão se profissionalizando, cada vez mais, para seguir essa vertente de mercado. Eis que ser blogueira(o) virou uma profissão mais (re)conhecida, diria que mais respeitada, o que desencadeou esse BUM! Não quero generalizar nada aqui, que fique claro...Mas uma grande porcentagem das pessoas que criam blogs hoje em dia, o fazem para um único fim, ganhar dinheiro. Ok!!!! Sem problemas, o sol nasceu para todos e todo mundo tem o direito de querer ser, ou fazer o que quiser, correto?

O problema é a forma... Sim, a forma de fazer com que isso aconteça... "Ah! Blog da dinheiro? Ah... Vou criar um, essa Po%$a eu também sei fazer". 

Existe fórmula para que um blog cresça? Eu desconfio que seja o trabalho, a dedicação, mas isso não é garantia de nada. Como a maioria dos desafios que encontramos durante a vida, não existe "soluções e formulas mágicas" que farão milagres acontecer... Eu desconheço a fórmula, como disse, tenho só hipóteses... Agora UMA COISA É CERTA, na minha opinião, não é através da mendigação de likes, curtidas e comentários que isso vai acontecer. Vou te dizer porque... 

Exemplos... A pessoa que trocou um like com você NÃO vai ter o mesmo comprometimento, carinho e frequência de visitas na sua página, provavelmente ela nunca apareça, do que aquela pessoa que curtiu a sua página pelo motivo óbvio: ela curte o seu trabalho e não foi arrastada pra lá pra ganhar uma curtida, pra ganhar mais um número... A mesma coisa: o comentarista que vai até o seu blog somente para que você retribua o comentário depois, o objetivo dele é ganhar um comentário no blog dele e não ler o que você postou, acessar os links ou assistir o seu vídeo.

Suponhamos que você arrebanhe, da forma citada acima, números e consiga uma (ou mais) parcerias... Quanto tempo ela vai durar? As empresas apostam em números reais e não em números vazios, elas querem comentários e visitas reais e não moedas de troca. Aquele esquema: você escreve, a pessoa fingi que lê, comenta, você vai lá no blog da pessoa retribuir, fingi que lê e comenta, afinal, o que está escrito não é o objetivo e sim o número de comentários. E você ainda "acha" que depende da comentarista que não lê os seus posts. Perceberam o ciclo?

Esse processo de visitas/comentários pode e deve acontecer de maneira natural, sem trocas, cobranças, movido pelo interesse mútuo, simples assim. Independente dos objetivos que você queira alcançar, em essência, o que nos move, ou deveria nos mover, é prazer de postar, dividir ideias, ler as atualizações dos blogs que gostamos e conhecer novos blogs.  

O mesmo acontece com blogueiros que aceitam "parcerias teste", mais uma vez não vou generalizar, mas existem empresas que propõem coisas do tipo: deixe o meu banner no seu blog por tantos dias como um teste e depois, se os resultados forem bons, fechamos parceria. Aí, você pensa... "Ah... Não vou perder nada com isso, vou aceitar, não é mesmo?" Não, você e todo mundo está perdendo, provavelmente a empresa não vai fechar parceria com você e com mais ninguém, afinal ela possui um monte de blogs que fazem "propaganda teste" de graça. 

O meu objetivo com esse texto não é, de forma alguma, ser a dona da razão, nem ditar o que é certo ou errado, mas sim, propor um reflexão, que na ânsia de conseguir nossos objetivos (sim, "nossos", todos somos falhos e isso não é crime), muitas vezes nos colocamos em situações desnecessárias, que no fim, não trará frutos pra ninguém. Vamos nos valorizar.

E agora me digam, amores... O que vocês pensam a respeito do assunto? Já se depararam com isso? Isso incomoda vocês ou será que sou só eu?

A opinião de cada um é muito importante pra mim :) Me contem...

Bjos

24 comentários:

  1. Isso me incomoda e muuuito Carlinha. E eu assino embaixo de cada palavra que você escreveu ai.

    Tanto que vou divulgar esse teu post na Fan Page do meu Blog...acho que é o tipo de post "utilidade pública". E nesse mundo de hoje em dia tem muita menininha que acha que Blog e milhões de seguidores é sinônimo de dinheiro e fama, que tá precisando ler isso.

    Parabéns pelo texto !

    Beijo lindonaaa !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Sorteios Na Web |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlinha assino embaixo de tudo que escreveu em seu texto e vejo que isso acontece muito e olha que sou nova.
      Como a colega ai em cima falou você esta de Parabéns maravilhoso o teu texto e muito bem escrito.
      Eu acho tão bacana as blogueiras interagirem termos amizade marcamos encontro , muito show.
      Mas ficar pedindo pra pessoa me seguir que eu sigo ou me curtir que eu curto não acho legal não.
      Eu mesmo curti várias e não pedi para me curtirem por um unico motivo se curtir é porque gostou do meu post e não porque eu pedi isso.
      Um beijo bem grande para você!

      http://jennyjennial.blogspot.com.br/

      Excluir
    2. Carla vou também divulgar este teu post na minha fanpage do face com os seus devidos créditos.
      Beijos lindona

      Excluir
  2. Estou inteiramente de acordo contigo! Criei um blog porque realmente gosto de escrever e se me apetecer visitar outros faço-o, comento e fico se me identificar. Aprecio bastante acabar a minha publicação e depois puder passar pelos blogues que visito, mas não o faço por favor. Tem que haver esse compromisso natural e não uma ligação forçada que não será mais do que a primeira aparência

    ResponderExcluir
  3. Concordo contigo , trocar likes ou qualquer outra coisa é ter numeros vazios ,"fantasminhas" que nunca aparecem =/
    Bjs
    Aquarela Pink

    ResponderExcluir
  4. concordo muito com você. Uma coisa que me chateia muito são as pessoas irem ao meu blog e fazer o seguinte comentário:
    ''Oi tudo bom?
    Adorei o blog!
    Segue meu blog? www.nomedoblog.com.br ''
    Fala serio, a pessoa vai ate o meu blog para se auto divulgar, isso é ridículo, alem de ser péssimo para o blog.
    Já ia mesmo fazer um posto sobre isso no blog.
    Amei o post, falou tudo !
    Beijos | http://dojeitodasgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca pensei no blog como fonte de dinheiro,até pq não é a minha finalidade.
    Prefiro seguidores que estão sempre presentes do que só número.
    Sigo quem me segue e assim vamos nós ajudando.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  6. Postagem maravilhosa arrasou, tenha um final de semana abençoado.
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/user/NekitaReis/channels
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Disse tudo, fico tão feliz quando recebo um like novo pelo meu trabalho, quando as pessoas comentam e leem o que eu escrevi, quando a empresa respeita meu trabalho. Blogar é difícil estamos botando a cara a tapa sobre um assunto e quando vejo meninas que só fazem para ganhar coisa ou $$$ sem saber quanto é difícil fazer algo direito. Odeio spam, detesto comentário vai no meu blog. Falta muito respeito na blogosfera e espero que só os bons sobrevivam. E que tenha mais amor e respeito nas pessoas.

    Amei demais seu texto, seu post. Falou tudo!

    Beijos
    www.pimentasdeacucar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Primeiro que a pessoa pode até fazer o me segue que eu te sigo, mas de que adianta se o blog não tiver conteúdo de qualidade? NADA, é tempo perdido, e com o tempo as pessoas se dão em conta de que não vale muito apena acessar um site que não acrescenta em nada, não traz se quer um texto próprio por que vamos combinar que o pessoal anda achando que copiar é bonito, isso chama-se preguiça! Bom flor você tem muita razão no que diz e estou feliz por ter pessoas que possuam uma opinião bem formada e saibam usar bem as palavras para expressar o que pensam! Parabéns, precisamos de pessoas com a sua firmeza! Beijão!

    http://blogstyledrops.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, Carlinha!
    Quem nunca pediu troca de curtidas, que atire a primeira pedra.
    Quando criei o meu blog há 11 anos, o intuito é justamente falar e comentar as notícias que eu gosto, nunca foi aquela ânsia de ganhar dinheiro. Antigamente, as pessoas iam nos blogs, liam os posts e comentavam sobre o assunto.
    No seu post mesmo, vi que tem algumas pessoas que sequer prestaram atenção no que escreveu, apenas jogou o link para que recebesse a visita. Uma falta de respeito enorme.
    Blog é trabalho de formiguinha, tem que ter dedicação, esforço se é isso que você quer como profissão.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  10. Carlinha!

    Tbem abomino o "Tô te seguindo, me segue de volta?".
    Fico muito chateada com recados desse tipo! Dá pra ver que nem se deram trabalho de ler a nossa postagem...
    Desagradável, deselegante e desanimador!

    Ótimo post, Carlinha!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  11. Arrasouuuu, não tinha palavras melhor para expressar
    essa verdade.
    Tudo que você citou é verdade.
    Você merece todos os aplausos, da blogsfera.
    Bjs
    Blog Delírios da Dayse

    ResponderExcluir
  12. Certíssima! Isso anda acontecendo em todas redes sociais. Acho que temos que ganhar seguidores por competência não por trocas, apenas pra ter um número em tal rede social.
    http://princesasemreinoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Arrasou no post de hoje. É horrível receber um comentário do tipo seguindo, segue de volta. A pessoa nem se dá ao trabalho de ler e só quer números de seguidores. Quem faz isso geralmente nunca mais volta no blog. Bjus!

    ResponderExcluir
  14. Isso tbm me encomoda, principalmente esses concursos q sempre convidam para participar, eu no final do comentário sempre deixo minhas páginas para a pessoa curtir mas acho q tem de ser algo natural, e tem muita gente criando blog só para se dar bem a minha intençãos empre foi se divertir e tem tido um retorno tão positivo estou super feliz

    Beijos
    www.carolinafaria.com.br
    instagram: @carolinacf
    facebook.com/blogcarolinafaria

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post, falou tudo, tbm repudio este tipo de coisa, fico mega chateada quando preparo um post com tanto carinho e dedicação, e me vem um comentar algo q ñ tem nada haver com o q escrevi, acontece mto em meus posts, isso acaba sendo frustrante, mas não desanimo porque tem as leitoras fieis que realmente leem os posts e deixam comentários construtivos. Já tive estes tipos de probleminhas com empresas logo que iniciei na blogesfera, como não entendia mto bem do assunto acreditava nas propostas. Nossa já vi de tudo, mas nada q me abalasse a ponto de deixar meu cantinho.

    Cantinho da Bete
    Instagram
    Facebook
    Canal You Tube
    Grupo:Vamos Comentar?

    ResponderExcluir
  16. Acho engraçado essa história de troca de seguidores, quando eu comecei nem tinha facebook, então era na raça sabe? Não tinha essa de ficar famoso, era apenas um blog. Todo mundo que eu converso quer ter um blog banbanban e se tornar o ser mais famoso da face da terra e isso me deixa irritada, poxa e quem posta por simples amor ao que faz? E você tem razão, números vazios não adiantam em nada. Eu me esforço para retribuir todo mundo, comentar bonitinho, só não retribuo quem faz um comentário do tipo "adorei seu blog" eu ignoro. As vezes até participo de "quero conhecer blogs", mas não fico esperando uma troca de seguidores, normalmente eu aproveito para procurar nesses links blogs legais, mas essa de trocar números me dá náuseas, acho que só quando perceberem como se faz um conteúdo sério é que as pessoas poderão ser melhor na área do blog e menos desesperadas.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  17. Amiga, eu também detesto esse tipo de comentário!
    vamos nos unir, vamos ler e comentar os post das amigas!
    Bjus querida!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  18. Eu não guento mais essa história de blogs pra ganhar dinheiro, tem gente que se passa, faz cada coisa e ainda falta com respeito com outras blogueiras. Sinceramente, me sinto ofendida com quem chega no meu blog sem ler nada, sem ver nada e sai comentando VEM NO MEU, ME SEGUE DE VOLTA. Nem respondo, só ignoro.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  19. Blog inteligente, bem escrito, e só vi verdades, parabéns pela iniciativa de escrever de maneira tao clara e obvia, este assunto assunto. Sou blogueira nova, e é sempre bom ler artigo como este.

    www.elaeunica.com

    ResponderExcluir

Olá, amados! Vamos as regras...
Não tem regras, aqui você fala o que quiser...
Só leia o post ou assista o vídeo antes ;)
Lembrando que eu respondo os comentários, com muito carinho, aqui mesmo no blog, volte para dar uma espiadinha.

Follow Us @soratemplates