16 abril 2010

# Offline # Utilidade Pública

De perto ninguém é normal...


Manias

Significado de Mania: s.f. Hábito estranho, ridículo. Gosto levado ao extremo. Psicopatol. Estado de superexcitação do psiquismo, caracterizado por exaltação do temperamento e desencadeamento de impulsos instintivos e afetivos. Fig. Mau costume, esquisitice.

Manias exageradas podem ser TOC
Aquilo que leigamente conhecemos por manias, tais como mania de limpeza, de lavar as mãos, evitar falar certas palavras, tocar certos objetos e tantas outras podem ser sintomas do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).
As características essenciais do TOC são obsessões ou compulsões recorrentes e suficientemente graves para consumirem tempo ou causar sofrimento acentuado à pessoa. Leigamente, diz-se que a pessoa tem várias manias esquisitas ou estranhas mas, normalmente, o próprio portador de TOC sabe que suas manias, obsessões e/ou compulsões são excessivas ou irracionais.
A presença exagerada de idéias persistentes, chamadas de obsessões e os comportamentos incontroláveis, chamados de compulsões são as tais manias e formam os sintomas principais. As idéias obsessivas mais comuns são as relacionadas com sujeira e/ou contaminação seguidas de comportamentos compulsivos ou rituais de lavagem (das mãos, do corpo ou das roupas) e da necessidade de evitar tocar em objetos ou pessoas ou andar em lugares considerados contaminados.

Mania tem nome! (selecionei as mais comuns e as mais estranhas)

ablutomania:  Ato de lavar-se com frequência
bruxomania:  Mania de ranger os dentes, o mesmo que Bricomania
dromomania:  Mania em andar (no caso do meu marido... ele fala no telefone andando, rs...)
eluromania:  Mania por gatos (hehehehe... agora é o meu caso)
oneomania:  Consumidor ou devedor compulsivo
sofomania:  Presunção de saber muito
bibliocleptomania:  Mania em roubar livros
cacodemomania:  Mania em achar-se possuido por demônios
dacnomania:  Mania em morder-se ou morder as outras pessoas
doromania: Mania em dar presentes
emomania:  Mania de vestir como um emo e cortar-se e ser dramático (eu juro que tava escrito!)

E por aí a lista segue...

Manias dos famosos

Antônio Fagundes: durante muitos anos, o ator só usou cuecas… vermelhas!! O galã das novelas adquiriu este hábito após alguém lhe dizer que usar roupas íntimas dessa cor trazia sorte no amor. Pelo jeito funcionou, pois ele se casou por duas vezes e teve diversas namoradas.

David Beckham: o jogador de futebol costuma colocar ordem nos quartos dos hotéis em que se hospeda. O astro do Milan tem obsessão por ordenar as coisas. Ele não pode ver mais uma garrafa fora de ordem, por exemplo, que já a coloca em fila até que tudo pareça perfeito.

Frank Aguiar: o cantor (e agora vice-prefeito de São Bernardo do Campo) se diz supersticioso. Ele nunca volta para pegar algo se já tiver saído do local. Ele pensa que se voltar alguma coisa ao longo de seu dia dará errado. Frank também sempre entra nos lugares com o pé direito e se por acaso sentir seu olho esquerdo fisgar ele pára o que esta fazendo na hora.

Jennifer Lopez: quando está em turnê, a cantora e atriz sempre pede para que mudem toda a iluminação dos hotéis em que fica hospedada. J-Lo também só fica em quartos onde tudo seja branco: paredes, teto, mesas, velas, flores. Enfim, tudo branco.

Jô Soares: ao longo dos anos, o apresentador adquiriu a clássica mania de arrumar a posição dos quadros em sua casa quando passa por eles. O engraçado é que ele quer que todos os quadros da casa fiquem levemente inclinados para a direita. Vai entender…

Leonardo Di Caprio: ele já havia superado as manias que tinha quando era criança até participar do filme “O Aviador”, em que interpretou um homem que sofria de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Na infância, o ator não podia pisar em fendas ou bordas que apareciam pelo caminho. Durante as filmagens de “O Aviador”, ele passou a se atrasar pois caminhava de uma forma específica para chegar ao set e refazia todos seus passos caso cometesse algum erro. Além disso, há rumores de que Leo tenha mania de perseguição.

Mel Gibson: a mania do ator também é bastante estranha, para não dizer bizarra. Ele não come frango de forma alguma pois acredita que seu peito ficará ainda mais peludo.

Rita Lee: a roqueira tem fixação pelo vermelho. Além dos cabelos e assessórios, ela gosta entrar no palco empunhando um microfone vermelho. às vezes a cantora abre uma exceção, mas sempre que pode Rita está…. de vermelho!

Roberto Carlos: ele não é só o Rei da Jovem Guarda. Roberto também é o Rei das manias. O cantor só se veste de azul ou branco e não chega perto de acessórios no tom roxo, preto ou marrom. Ele nunca pronuncia as palavras azar e mau, além de esquecer que o número 13 existe. Roberto costuma entrar e sair de um local pela mesma porta.

Woody Allen: aos 73 anos, o cineasta tem medo de morrer. Até aí tudo bem. Afinal, quem não tem? O problema é que ele checa sua temperatura de meia em meia hora. Só para garantir que está tudo bem.

Partindo do pressuposto que todo mundo tem uma mania ou outra, vou fazer como minha amiga Yoko: "Quem gosta de caneca, cupcake, etc... Levanta a mão! Rs... Vamos lá! Quem tem alguma mania levanta a mão!!! E depois me conta aí embaixo ;)

Bjos

14 comentários:

  1. Eu começo! Nada mais justo. As minhas manias...

    1. Mania de lavar as mãos (essa foi adquirida recentemente com a história da gripe suína)
    2. Andar enquanto escovo os dentes O.O
    3. Ranger os dentes
    4. Organizar e decorar o meu prato com os alimentos (essa me dá trabalho, esquentar tudo separadamente no microondas)
    5. Justificar mil vezes um texto no pc.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. haha Manias... deixa eu ver...
    - Também tenho mania de andar quando falo ao telefone (O___O) É inevitável! D:
    - "Consertar" coisas tortas, por exemplo, um quadro, um enfeite, uma pilha de papéis, coisas desse tipo.
    - Antes do banho sempre empilho as roupas na ordem em que serão usadas.
    Tenho outras que não me lembro agora haha
    Bjocas

    ResponderExcluir
  3. Carlinha,

    Faz alguns anos que sou assumidamente uma pessoa cheia de mainias. Parei um dia e me analisei.

    Tenho eluromania, arrumo coisas tortas e fora do lugar, tenho mania de limpeza, mexer no cabelo, tb separo as roupas em ordem de uso antes do banho, ainda separo minhas roupas por cores, tipo de manga e tecido, separo joias e bijus....meu Deus daqui a pouco viro uma Sra. Monk!!!kkkk

    Adorei o post!

    Bjs
    Van

    ResponderExcluir
  4. Oi Carlinha, tem um selinho bem legal pra vc lá no blog, espero q goste! Bjs

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkk credo ..estou vendo que tenho muitas dessas manias aí...kkkkkkk..adorei ..super interessante!bjo enorme..bom final de semana!

    ResponderExcluir
  6. Aha Carlinha!!!, vamos falar de manias, meu Deus, tenho muitas mas vamos à algumas, eu tenho mania de organização, de verificar várias vezes se a porta de casa tá fechada (fico girando a chave) várias vezes, se o gás tá fechado, seu for sair olho a bolsa mais de 3 vezes repetidamente e acho melhor parar se não vão achar que sou maníaca, bjkas querida e um fim de semana bem colorido p/ vc, ;)...

    ResponderExcluir
  7. Gente, imagina ficar medindo a temperatura a cada meia hora??? Não se faz mais nada, né??? Eu tenho mania de arrumar as minhas roupas no armário por cor!

    ResponderExcluir
  8. gente... eu acabei de descobrir q uma pessoa q eu conheço é realmente doente: ela tem essa mnia:doromania

    ResponderExcluir
  9. Carol, doromania é bom só se o presente for pra gente, né???
    RS....

    ResponderExcluir
  10. Hahaha eu tenho algumas manias também, Carlinha:
    1) protetor solar o tempo todo (eu acho q seja um hábito saudável, mas algumas pessoas acham q é mania)
    2) juntar papéis fofinhos, fitinhas, coisas bonitinhas pensando em fazer algo no futuro
    3) mania de me desculpar por tudo

    que eu lembre são essas, mas as pessoas q convivem comigo diariamente podem dizer mais...rs. a mais bizarra das manias q vc listou foi a do Woody Allen. Que bizarrice ficar checando a temperatura do corpo de meia em meia hora...rsrs
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Vcs vão se assustar com
    Minhas manias:
    1-Organizar tudo que vejo na minha frente (ex: se alguem passa pelo tapetinho da porta e tira ele do lugar, eu faço voltar e arrumar o tapete onde estava), pra mim tudo tem que estar no seu lugar.

    2-Quando tenho uma lista de coisas pra fazer (ex: arrumar a casa: 1° quarto, depois sala, depois cozinha) não consigo pular nenhuma etapa, tenho que seguir a lista direitinho se não eu me perdo. :D

    3-Não uso relogio. Minha programação para saber que horas são e a hora que tenho que fazer certa coisa vem da Telivisão, isso mesmo! (ex: Se está passando Bob esponja na tv, sei que é hora de arrumar as coisas para fazer o almoço. Tem criança em casa, então o dia todo é desenho e desenho... :D)

    4-Eu roía as unhas mais parei á um ano...

    5-Tenho mania de me empolgar na conversa e falar o que não devia...

    6-Tenho mania de trocar a foto do meu Orkut quase toda vez q entro na net! ("Perfilkutmania" <= Inventei agora)

    7-E é só isso mesmo! :D

    OBRIGADO PELA VISITA NO MEU BLOG! VOLTE SEMPRE!
    BJXX!

    ResponderExcluir
  12. kkkkkkkkkk amei esse post!! olha eu me encaixei em três manias!! a sofomania, dacnomania e doromania!!! uaehauehauheua alokaa!! e que mania loca eh essa do Mel Gibson??? genteee! e do Wood Allen?? medindo temperaturaa?? hhuaheuehueahuah quando vejo isso eh que percebo o quanto sou normal!!kkkkkkk beijo!

    ResponderExcluir
  13. "Perfilkutmania", hahahahaha!!! Muito bom! Cizz, deveria ir para a lista!

    BJos

    ResponderExcluir
  14. Oii Carlinha,

    Eu ri com esse post hasuhasuhasuhas
    Os famosos são gente como agente, cheios de manias, das mais esquesitas, essa do Mel Gibson, viu hasuhasuhasuhas

    Tenho que ter cuidado para não adquiri oneomania kkk
    Agora meu irmão é sofomano.
    Essa do emo é muito engraçada.

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Olá, amados! Vamos as regras...
Não tem regras, aqui você fala o que quiser...
Só leia o post ou assista o vídeo antes ;)
Lembrando que eu respondo os comentários, com muito carinho, aqui mesmo no blog, volte para dar uma espiadinha.

Follow Us @soratemplates